Pecha Kucha

Pecha Kucha é um formato de apresentação desenvolvido originalmente por Astrid Klein e Mark Dytham dos Klein-Dytham Architecture (KDa) em Tokyo em 2003 como um sítio para jovens creativos se encontrarem e mostrarem o seu trabalho em publico.
O nome deriva de uma palavra Japonesa para o som da conversação (como "bla bla bla" p.e.).

A ideia por traz dos Pecha Kucha é manter as apresentações concisas, manter o nível de interesse positivo e possuir muitos apresentadores partilhando as suas ideias durante uma noite. Assim, o formato 20x20 foi creado: cada apresentador é autorizado a apresentar um slideshow de 20 imagens, cada uma mostrada durante 20 segundos. Isto resulta numa apresentação de 6 minutos e 40 segundos no palco. Cada evento tem a participação de 14 apresentadores, normalmente.

A dupla diz ter experimentado outros formatos, diferentes numeros de imagens e diferentes durações. No entanto foi o formato 20x20 que melhor se adequou a uma boa e fluida sucessão de imagens, apresentações e ideias.

O formato espalhou-se virulentamente a muitas cidades por todo o mundo contando neste momento com 157.
Um ponto digno de nota é o facto de Pecha Kucha Night ser uma marca registada não sendo permitido o uso do nome ou logotipo sem o contacto prévio com os autores. Assim é possível manter um registo de todos os eventos já realizados os quais são sempre numerados. O Porto contará com o primeiro evento este mês e Lisboa já conta com 5.

0 comments:

Note: only a member of this blog may post a comment.