a bem d'zer...



in Arquitectura Hoje

Pegando na frase do IGPAA... Imaginemos alguém ligado a medicina, com responsabilidade no tratamento de um paciente oncológico, e que em vez de estar centrado em tratar a enfermidade do seu paciente apenas se preocupava com a roupa que esse mesmo usava... seria surreal.

A Praça de Lisboa vai ser renovada, do projecto não me apetece falar... mas em relação ao programa, aquilo que deveria ser uma intervenção realmente profunda e requalificadora daquele "triângulo das bermudas", localizado num ponto fulcral do Centro Histórico e onde outrora existiu o (demolido) Mercado do Anjo , e que deveria a bem albergar o desejado Espaço Cultural/Biblioteca Central da Universidade do Porto (aberta 24 horas por dia) vai passar a ser mais um centro de pseudo-politicos ligados a FAp-Federação Académica do Porto. Mais uma vez os meios não justificam os fins... e se já começava a ficar habituado ao populismo do Sr.Rui Rio, como por exemplo o abandono do Projecto de Requalificação da Praça Carlos Alberto, ou então a sua perseguição bíblica ao Corte Inglês e ao Shopping do Dragão (e ironicamente passado uns tempo inaugura-se o Plaza Shopping na Baixa) não tava minimamente a espera que a Praça de Lisboa pudesse ser mais um alvo da BragaParques autorizado pelo próprio executivo.

Eu pergunto-me, como é possível numa cidade em que se rejeitam projectos do Arq. Álvaro Siza Vieira (como o da Avenida da Ponte pelo suposto exagero de área cultural/expositiva) e em que toda a gente anda preocupada com o Mercado do Bolhão, tal intervenção na Praça de Lisboa, espaço nobre da Imbicta, venha ter como âncora uma Livraria e uma federação académica que não investe minimamente em actividades culturais de relevo?!...a não ser na monumental bebedeira da Queima da Fitas ( que se tornou mais um negócio).

Sr. Rui Rio provavelmente 99% dos estudantes da Up não fazem a mínima ideia quem seja o presidente dessa Federação; uma boa percentagem nem sequer deve saber que ela existe! Por isso deixo aqui uma ideia, faça lá o que bem lhe der na tola, um hotel...um estacionamento... um jardim...um lar da terceira idade...um jardim de infância... um centro de Saúde, ou qualquer coisa do género... mas não invente mais!

Francisco Do Vale

0 comments:

Note: only a member of this blog may post a comment.