COLOURlovers

A cor é um fenómeno óptico provocado pela acção de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

A wikipedia diz que "Os artistas, designers e arquitectos usam as cores para causar situações na percepção humana. As cores podem ser combinadas para a geração destes efeitos. Por exemplo, pode-se conseguir, com a correcta combinação, um ambiente mais calmo, uma pintura mais suave, desde que usemos percentagens de cores proporcionais e relacionadas."

Bom a verdade é que de onde venho a cor foi esquecida. Existe a idolatrização do branco e dum, alguns dirão, sizentismo, perdão, cinzentismo. Tudo muito bem. O betão tem os seus tons, a madeira outros e a pedra também. Texturas e tons numa gama pastel. Ah, e o preto, não esquecer o preto que, agora, ainda é o novo preto [black is the new black].

Mas é se quiser usar a tinta? - Tinta? Qué isso? Onde? E se quiser usar a gama de cores que muitas marcas de muitos materiais oferecem? Como escolho?

Muitos dos meus colegas usam a cor. Alguns bem, muitos até, outros menos bem [eu sou tão politicamente correcto]. Mas com que princípios? Bom senso, basicamente é isso.
Embora exista toda uma amalgama de especialidades que a estuda [da física à psicologia passando pelas artes], a cor é ainda explorada por nós através do bom senso bom senso.

Estou a falar da minha escola, a FAUP. Mas não é o único exemplo, e toda a gente sabe. Alguns dão-se ao trabalho de estudar a cor extra-aulas, minimamente. A esses dedico este post. Aos que nunca o fizeram, mas sempre tiveram vontade, bem vindos.

E agora para a razão deste post:



Descobri à algum tempo, enquanto pesquisava no google por imagens pelos termo "tabasco" e "wallpaper"- estranho, eu sei, mas é um dos meus fetiches - um site chamado COLOURlovers.
Colour Lovers é uma comunidade, como o flickr ou como o deviantart, mas com uma particulariedade. É sobre a cor e tudo o relacionado. Aqui encontra-se um forum com discussões várias, um blog com artigos e notícias, a secção trends que analisa a cor em sites e capas de revistas actuais, uma loja, uma secção onde se encontram ofertas de empregos relacionados com o uso da cor, e como qualquer comunidade a secção dos lovers registados assim como galerias de cores e paletes submetidas. Para além disso, cada página dedicada a cada cor ou palete dispõe da opção de download dum wallpaper em qualquer ratio de ecrã com a dita cor ou palete. Grande.

O design do site está extremamente funcional, mas o mais digno de nota é o facto de ser completamente composto com tons de cinza. O objectivo é, claro, a não interferência com as cores e paletes em exposição.

Só para dar um exemplo do que estou a falar, apresento-vos a cor Tabasco.
O wallpaper se tiverem um monitor 1280x800

E algumas paletes que usam a dita cor:

2 comments:

  1. Colourloves foi um dos melhores sites que já encontrei também por acaso!

    ReplyDelete

Note: only a member of this blog may post a comment.