o "meu" terreno


P.S. Perdão pelo longo post há vossa frente. Mas havia coisas para dizer.

"Urban Design - Sealed Against the Real" é este o nome da cadeira que estou a fazer aqui na AHO. Basicamente é desenho urbano mas difere do normal pois somos nós que têmos que propor um programa identificando os desafios (é este o nome que se dá aos problemas - não existem problemas, apenas desafios). Outro pormenor é o facto de estarmos a lidar com... (tambores) Centros Comerciais - Shoppings. Pois é meus amigos. É esse o assunto. Shoppings. Passamos a primeira metade do semestre a estudar shoppings e os seus efeitos na área circundante. Identificado o Shopping como elemento criador de novas centralidades, mãos ao trabalho.

O meu prof, o Peter, é dinamarquês. E os dois terrenos propostos são em Copenhaga. Já lá fui, muito bonito (os elementos femininos da população não me impressionaram muito - ficaste com a parte pior da escandinávia oh foy). Depois de muito mapeamento e design paramétrico escolhi um dos terrenos e estou a trabalhar com uma sueca. Um dos terrenos tem fronteiras bastante irregulares. O outro parece que as tem regulares mas "é nosso dever (alunos) questionar as fronteiras e o programa". A zona chama-se Ørestad e, espantem-se... o meu terreno tem um site. LOL
A verdade é que Libesking fez há pouco tempo o masterplan para o "meu" terreno. E segundo o Peter "é nosso dever questionar o masterplan do senhor Libeskind.

Só digo mais uma coisa. Estes mans têminformação. Não foi difícil arranjar planos municipais em pdf, plantas com informação de programas, mapa cad em 3d da cidade, etc etc etc. Impressionado estou (como diria o mestre Yoda - se estivesse vivo claro).

Ora bem, Ørestad City, ou Ørestad Downtown, é um quarteirão que pertence a um plano de 1994 de uma equipa finlandesa para criar um alargamento de copenhaga ao longo de uma grande recta da recém inaugurada (estive lá) linha de metro centro-aeroporto. Bom, deu para o torto e agora está cheio de desafios que temos que solucionar. O maior deles (maior é a palavra chave nesta frase) é o Fields - o maior centro comercial da escandinávia, 115,000 m2, mais de 140 lojas (por acaso já não é o maior tendo sido ultrapassado pelo centro comercial de Sandvika - arredores de Oslo - inaugurado a semana passada).

Vejam o site do Masterplan do Libeskind para o baptizado Ørestad Downtown. Grizem-se com o vídeo. Se quiserem ver o masterplan em pdf do Libeskind em A0 - Siteplan.

Ah, só mais uma coisa. Grizem-se com o site CopenhagenX um site dedicado à arquitectura contemporânea em copenhaga - quem dera a muitas cidades um site com um terço da qualidade deste. Reparem como tudo é interactivo. O meu terreno no cphx.dk

É mais ou menos isto!

0 comments:

Note: only a member of this blog may post a comment.